segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SAÚDE: ALIVIE OS SINTOMAS DA MENSTRUAÇÃO


(Universo Jatobá)

Universo-Jatoba-menstruacao-selma1




A primeira menstruação ocorre entre 11 e 15 anos e a última chega por volta dos 50 anos. Essas idades variam de região geográfica e do histórico familiar. O ciclo menstrual é controlado por hormônios que podem ter desequilíbrio devido a algum problema nesse circuito hormonal.

As causas da irregularidade menstrual podem ser muitas. Procure um ginecologista para diagnosticar corretamente o seu caso e começar o tratamento. Mas, podemos aliviar alguns sintomas através da alimentação, exercícios, auto-massagem, chás e compressas.

Para cólicas menstruais:

Na semana anterior, faça uma alimentação à base de ácidos graxos (regulam a produção de hormônios), como cereais integrais, legumes de folhas verdes escuras, nozes, sementes, cálcio, magnésio, vitaminas B, C e E. Evite alimentos com farinha branca, açúcar e gorduras saturadas.

Universo-Jatoba-menstruacao-selma2



A Yoga ajuda no alívio das cólicas e da TPM. Veja as posturas:


1 . Bhadrasana (postura benéfica): sente-se com a coluna reta, unindo as plantas dos pés e segure-os, eleve e abaixe os joelhos suavemente. Repita várias vezes. Nessa postura alongamos os adutores curtos (músculo da coxa) e estimulamos a circulação da região pélvica (não faça muitas vezes se há excesso de menstruação).

2 . Pavamuktasana (postura do caramujo): deitado de costas, flexione os joelhos e abrace. Tente tocar a testa nos joelhos, use a força do abdômen. Conte cinco respirações e desfaça, descendo a cabeça e esticando as pernas. Essa postura alonga suavemente a cervical, o tronco e a região lombar, aliviando a dor do baixo ventre e a região lombar.

3 . Sasankasana (postura da lua ou da reverencia): consiste em sentar sobre os tornozelos e flexionar o tronco para frente. Essa postura alonga suavemente o dorso e descansa, além de tonificar a região lombar e os músculos abdominais. Fique o tempo que achar necessário.

Repita por mais duas vezes cada postura.
Universo-Jatoba-menstruacao-selma3



Os chás de camomila, hortelã, erva cidreira ou de alecrim possuem propriedades calmantes. O de capim santo tem efeito antiespasmódico e o chá de gengibre que tem ação anti-inflamatória.

Faça compressas com bolsa de água quente, colocando na região abdominal e na região lombar. A sensação de alivio é imediata.

Na auto-massagem podemos trabalhar com movimentos circulares toda a região abdominal, com pressão contínua e amassamento suave, usando óleo de prímula, que é anti-inflamatório, ou óleo de camomila, que acalma. Pressione os dois lados do abdômen na região reto abdominal descendo até a região do baixo ventre.

Pressione com a unha do polegar, por 3 minutos, um ponto entre o hálux (dedão do pé) e o segundo dedo no encontro dos ossos do peito do pé. Na perna, abaixo da articulação do joelho, na linha medial da tíbia (flexione um pouco o joelho para achar esse ponto), faça pressão contínua com o polegar por 3 minutos.

“Mulher é bicho esquisito. Todo o mês sangra. Um sexto sentido maior que a razão. Gata borralheira, você é princesa. Dondoca é uma espécie em extinção… Por isso não provoque. É Cor de Rosa Choque”. Rita Lee

Fotos: Thinkstock

Selma Amaro é formada em Educação Artística pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Claudia Raia anuncia fim de contrato com a Globo após 40 anos

   Foto: Reprodução | Instagram A atriz Claudia Raia anunciou nesta quarta-feira, 24, que vai encerrar o contrato com a TV Globo após 40 ano...