Doença altamente transmissível atinge o sistema gastrointestinal do pet
Tutores de cães foram incentivados a manter os animais em casa devido a um vírus que circula em Queensland, na Austrália. A parvovirose canina é uma doença grave, altamente transmissível e que pode ser fatal.
Os animais são infectados mesmo sem contato direto com outro doente. Isso porque a doença é transmitida por fezes contaminadas, patas ou objetos como coleiras e roupas de cama. Além disso, o vírus consegue resistir no ambiente por bastante tempo.
Nas regiões de Willows e Kirwan foram registrados cerca de dez casos da doença. Os sintomas mais comuns são vômitos, diarreia, perda de apetite, alteração na temperatura corporal, dor abdominal e cansaço.
Em comunicado, Wendy Smith, diretora veterinária da Greencross Vets Willows, disse: “Estamos vendo mais casos de parvovírus afetando animais na área, por isso queremos incentivar os donos de animais de estimação a manterem o calendário de vacinação de seus cães em dia.”
Smith ainda alertou os moradores a não levarem os pets para áreas frequentadas por muitos animais. “Se você não tiver certeza de quando pode levar seu filhote para passear em público, é melhor perguntar ao seu veterinário, que poderá aconselhá-lo sobre o momento com base no calendário de vacinas atual dele”, disse.
Outra recomendação foi de descartar imediatamente as fezes durante os passeio, para evitar que o vírus se espalhe ainda mais na comunidade.
Parvovirose canina
A parvovirose é uma doença viral grave que afeta principalmente filhotes, cães mal vacinados ou debilitados, atingindo o sistema gastrointestinal e podendo levar à morte. Ela pode ser transmitida por contato com fezes ou objetos contaminados.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário