sábado, 20 de setembro de 2025

Anvisa suspende remédio para hipertensão após encontrar partículas parecidas com caco de vidro

 

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do medicamento Furosemida, na quarta-feira (19). A medida vale para o lote 2411191 do fármaco, com concentração de 10 mg/ml, produzido pela farmacêutica Hypofarma, que também teve sua comercialização, distribuição e uso suspensos.

A decisão foi tomada após a identificação da presença de um material estanho, semelhante a caco de vidro, no produto. De acordo com a agência, um parecer emitido pela Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, constatou o desvio de qualidade.

Ainda segundo a Anvisa, profissionais de saúde ou pacientes que identificarem o lote contaminado podem comunicar ao órgão através dos Canais de Atendimento, ou à Vigilância Sanitária local.

A Furosemida é utilizada como diurético no tratamento de hipertensão, insuficiência cardíaca e também de edemas no corpo. Ele também é utilizado para estimular a produção de urina em pessoas com problemas nos rins.

Em nota, enviada à imprensa, a farmacêutica Hypofarma informou que suspendeu o uso do lote recolhido da Furosemida até a finalização da apuração. "Seguimos rigorosamente as melhores práticas de fabricação e controle, adotando elevados padrões de qualidade e segurança. Esses processos são constantemente revisados e aprimorados, com o compromisso de garantir a confiança e a tranquilidade de pacientes, profissionais de saúde e da sociedade", acrescentou na nota. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Câmara aprova projeto que iguala piso salarial de professores e outras propostas voltadas à educação

  Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Arquivo O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (14) o projeto de lei 672/25, que assegura o d...