terça-feira, 12 de abril de 2016

SAÚDE: FIQUE ATENTO À HIGIENIZAÇÃO DA SUA TÁBUA DE CARNE!


Ujatoba_tabua


Todo mundo tem na cozinha uma tábua que é usada para cortar carnes e legumes. Geralmente ela é de madeira ou de plástico. Mas é preciso ficar atento à higienização dessas tábuas de cortes, pois elas podem ser fontes de proliferação de bactérias.

Aqui no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), proibiu o uso de tábuas de carne de madeira em restaurantes e cozinhas industriais, pois afirmou que essas tábuas são mais  propensas à proliferação de diversos tipos de bactérias. Essas bactérias poderiam se acumular nas ranhuras da madeira e mesmo após a lavagem a tábua, poderiam infectar outros alimentos.

As tábuas de plástico podem substituir as de madeira, mas o plástico também pode sofrer rachaduras após o uso excessivo e acabar acumulando micro-organismos. Um estudo realizado em restaurantes pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) revelou que a maioria das tábuas pesquisadas, que eram de plástico, não tiveram resultados de higiene satisfatórios.

Outra opção de tábua de corte existente é a de vidro, esse modelo não apresenta ranhuras que podem ser um meio de proliferação de bactérias. Porém, o lado negativo é que o vidro temperado não é reciclável e qualquer dano causado ao material fará com que você tenha que comprar uma nova tábua.

Não importa qual for a sua escolha, tábua de corte de madeira, plástico ou de vidro, todas têm prós e contras no uso. O importante é higienizar a tábua para evitar futuras contaminações. Anote algumas dicas para limpar as suas tábuas!

Tábua de plástico – Lave a tábua e depois deixe de molho em uma solução com água sanitária (uma colher) e 1 litro de água. Após enxaguar, passe vinagre para retirar os resíduos da água sanitária.

Tábua de madeira – Lave com água e sabão, passe limão ou vinagre para matar as bactérias e seque muito bem toda a superfície. Você pode passar óleo de cozinha sobre a tábua para proteger a madeira.

Tábua de vidro – Essa tábua é a mais fácil de limpar, basta utilizar água e sabão para retirar os resíduos de alimentos.

Seja qual for a tábua que você escolher para utilizar na sua cozinha, é importante não misturar alimentos quando estiver preparando uma refeição. Você não deve utilizar a tábua para cortar uma carne crua e depois usar a mesma superfície para cortar uma verdura. Os alimentos crus podem contaminar outros tipos de comida. O ideal é utilizar uma tábua para cada tipo de alimento, por exemplo, uma para carne, outra para hortaliças e outra para legumes. E não se esqueça de limpar bem a tábua depois de usá-la!

(Fonte:Universo Jatobá)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FUTEBOL: GUERRERO SE DIZ INDIGNADO COM SUSPENSÃO: "QUERO JOGAR JÁ "

Fonte: Globoesporte.com Guerrero em entrevista ao Fantástico: indignado com a punição  (Foto: Fantástico) Indignação e inocênci...