quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

SAÚDE: GINÁSTICA PARA OS OLHOS PREVINE DOENÇAS


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O olho é o órgão responsável pelo sentido da visão. São músculos, nervos, veias sanguíneas e lente que se ligam para permitir a rotação do globo ocular e a focalização das imagens.

O nervo óptico, por sua vez, faz a conexão entre o globo ocular e o sistema nervoso central. Muitas doenças dos olhos estão relacionadas ao mau funcionamento dos músculos oculares causados por tensões crônicas, mentais e emocionais, tais como: miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata, estrabismo, glaucoma, dores de cabeça e outras.

Devemos cuidar dos olhos da mesma forma que cuidamos de outras partes do corpo. Então, consulte sempre o seu oftalmologista de confiança.

Várias técnicas de Yoga são usadas para ajudar o funcionamento dos músculos oculares e não só previnem como melhoram os casos das doenças citadas acima. Assim como qualquer outra atividade física, esses exercícios devem ser feitos por, no mínimo, três meses para que sintam efetivamente os efeitos.

Procure um oftalmologista ou terapeuta especializado que utiliza esse método de tratamento.

Não use óculos e nem lente ao realizar esses exercícios.

Exercício 1 – Sente-se em uma posição confortável e relaxe. Mantenha a coluna ereta. Quanto mais escuro o local, melhor. Calmamente, feche os olhos, faça algumas respirações lentas e profundas, aqueça as mãos esfregando uma na outra vigorosamente e, gentilmente, cubra olhos em forma de concha sem encostar neles.  Permaneça assim sentindo o calor das mãos até que ele seja absorvido pelos olhos. Inspire e expire lentamente, mantenha os olhos fechados, esfregue as palmas das mãos novamente e repita por três vezes.

Exercício 2 – Ainda nessa posição confortável, com os olhos abertos, pisque várias vezes rapidamente, mas consciente desse movimento. Feche os olhos por três respirações lentas e repita novamente. Altere esse exercício piscando com um olho só cobrindo o outro. Novamente, pare, feche os olhos, respire e repita por três vezes.

Exercício 3 – Procure estar com a coluna bem reta, olhe para um ponto fixo à sua frente, no nível dos olhos, e mantenha seu olhar nesse ponto sem piscar. Piscou, feche o olho por segundos, abra e fixe novamente. Repita por três vezes. Em seguida, sem mover a cabeça, mova seu olhar para a direita, depois volte para o ponto fixo. Olhe para cima, volte, olhe para esquerda, volte, olhe para baixo e volte. Feche os olhos e descanse por duas respirações. Repita por cinco vezes.

Exercício 4 – Feche os olhos e faça movimentos circulares no sentido horário e anti-horário. Abra os olhos e faça esses movimentos com eles abertos. Repita por cinco vezes com eles fechados e abertos.

Esses exercícios devem ser feitos no mínimo uma vez por dia. Fique atento à sua respiração enquanto realiza os exercícios, inspire na posição neutra, expire ao fazer os movimentos.

Descanse os olhos em cada exercício e, no final, aqueça novamente as mãos e coloque sobre os olhos.

Fique de olhos bem apertos para ver a vida. Ver é viver.


(Fonte: Universo Jatobá)





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