quarta-feira, 1 de outubro de 2014

EUA pagarão US$ 300 milhões para Brasil encerrar disputa sobre algodão, diz agência


Da Reuters
 
 
 fotoilustração/internet


Os Estados Unidos vão pagar aos produtores brasileiros de algodão US$ 300 milhões em compensação para encerrar uma disputa sobre os subsídios do algodão que beneficiam os produtores norte-americanos, afirmaram nesta terça-feira (30) duas autoridades familiarizadas com o acordo.
O acordo será formalmente assinado na quarta (1º) de manhã, em Washington, disse um dos funcionários. Em troca do pagamento ao Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), o Brasil concordou em não tomar quaisquer outras medidas comerciais contra os EUA.
"Todo mundo está aliviado que este caso está finalmente sendo encerrado e que Brasil e EUA podem agora seguir em frente em muitos interesses comuns que nos unem", disse uma das fontes.

Em troca do pagamento ao IBA, o Brasil concordou em não tomar quaisquer outras medidas comerciais contra os EUA. A autoridade afirmou que os EUA poderiam implementar uma nova lei agrícola sem preocupações com retaliações.
"Quando você considera o que estava em jogo para ambos os lados, este é um acordo em que todos ganham", disse a autoridade.
As relações entre Brasil e EUA foram estremecidas no ano passado por revelações de que a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês) espionou a presidente Dilma Rousseff com programas de vigilância digital, segundo documentos vazados pelo ex-analista da NSA Edward Snowden.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FEIRA DE SANTANA: Júri condena médico acusado de matar colega e esconder corpo em rio na Bahia

  Foto: Reprodução/Redes Sociais Após mais de 18 horas de julgamento, Geraldo Freitas de Carvalho Júnior, médico de 35 anos, foi condenado a...