quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Na América do Sul, apenas o Paraguai é pior que o Brasil no bem estar dos idosos


Brasil é o 58º em ranking que mede qualidade de vida de idoso em 96 países; Noruega e Afeganistão são 1º e último em índice

No dia Internacional do Idoso, celebrado nesta quarta-feira (1) , as notícias são de fazer qualquer um, não importa a idade, cair para trás. A situação para os idosos no mundo não está boa. De acordo com o AgeWatch Index, um terço dos países do mundo não consegue atender às necessidades dos mais velhos.

Thinkstock/Getty Images
Pesquisa mede qualidade de vida para os idosos em 96 países do mundo

Os brasileiros têm mais um pesar: no índice de qualidade de vida dos idosos, aparece em 58º lugar entre os 98 países analisados .Entre os países da América do Sul, o País só não fica atrás do Paraguai. Em relação com o relatório divulgado no ano passado, caímos de 31º para 58º.



“O País não só piorou, como os outros melhoraram. O Brasil desde o Estatuto do Idoso [de 1997] parou e não tem implementado o que já foi feito”, disse a gerontóloga Laura Mello Machado, porta-voz da pesquisa no Brasil.
O índice é baseado a partir de quatro fatores – renda, saúde, emprego/educação e ambiente favorável (segurança física, rede social, autonomia e acesso ao transporte público) – que medem o bem estar. Dois fatores pesaram muito na conta sobre qualidade de vida de idosos no Brasil: segurança e transporte público.
“São índices que merecem atenção especial. O idoso tem direito constitucional para não pagar o ônibus, mas sofre preconceito, os ônibus não param, arrancam”, explica Laura.


No ranking que mediu apenas renda o Brasil ficou em 12º, no de saúde 43º. “Esse tipo de avaliação é interessante, pois não está baseado apenas em renda. Porém, a posição que ocupamos de saúde está baseada a autoavaliação do idoso. Se fosse uma pesquisa sobre acesso à saúde ficaríamos entre os 10 piores”, afirma João Bastos Freire Neto, presidente da Sociedade Brasileira Geriatria e Gerontologia (SBGG).

IG.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FEIRA DE SANTANA: Júri condena médico acusado de matar colega e esconder corpo em rio na Bahia

  Foto: Reprodução/Redes Sociais Após mais de 18 horas de julgamento, Geraldo Freitas de Carvalho Júnior, médico de 35 anos, foi condenado a...