sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CULINÁRIA: DICAS PARA PREPARAR A TAPIOCA PERFEITA E LEVE


MSN
Fã de tapioca? Confira como prepará-la para que ela fique ainda mais saborosa!© shutterstock Fã de tapioca? Confira como prepará-la para que ela fique ainda mais saborosa!
Um dos alimentos mais consumidos pelos indígenas, a tapioca conquistou o coração dos brasileiros e até mesmo de fãs ao redor do mundo. Por não conter glúten, a tapioca (ou beiju) pode ser consumida por celíacos e ganhou também ares "fit", sendo um dos principais itens do café da manhã de quem malha e quer manter a forma retirando o glúten do cardápio.

A tapioca vem da mandioca, assim como a fécula de mandioca (conhecida também como polvilho doce) e o polvilho azedo, principal ingrediente do pão de queijo. O beiju (aquele que parece uma "panqueca branca") é a "goma de tapioca" que também pode ser vendida nos supermercados chamada de "farinha pronta para tapioca". Ela já vem hidratada e pronta para o uso.

Como preparar?

O primeiro passo é peneirar a goma, para evitar os carocinhos que podem se formar. Use cerca de 3 colheres de goma por unidade de tapioca que deseja preparar e, por ser calórica, sugerimos não exagerar na dose (3 colheres de sopa da goma conta com 105 calorias).

Prepare uma frigideira antiaderente e deixe aquecer (mas não deixe esquentar demais, senão seu beiju ficará "borrachudo"). Quando a farinha estiver toda "unida", adicione o recheio e dobre o disco, como um omelete, em meia-lua. Se preferir, só passe manteiga na tapioca, fica uma delícia também.

Recheios:

Queijo e presunto, atum com requeijão, frango com catupiry, cottage com ervas finas, versões mais incrementadas com leite condensado, queijo com goiabada... Tudo pode virar recheio de tapioca! É só usar a imaginação e preparar o seu. Você tem um preferido?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Deltan Dallagnol lidera pesquisa AtlasIntel em Curitiba

  Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil Em Curitiba, os pré-candidatos à prefeitura que são ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) es...