sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

BAHIA: SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO É PRESO POR DESVIO DE VERBAS


(Fonte: G1/BA)


Tales Campos foi denunciado pelo MP-BA - Foto: Reprodução / Pref. de Santo Amaro
Tales Campos foi denunciado pelo MP-BA
Foto reprodução/ Prefeitura de Santo Amaro


O secretário de Educação do município de Santo Amaro, no recôncavo da Bahia, Tales Antônio Moraes Campos, foi preso na manhã desta quinta-feira (28) por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos da pasta. A informação foi divulgada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Polícia Civil.
De acordo com o MP-BA, o esquema teria lesado os cofres do município em mais de R$ 36 mil. A prisão ocorreu quatro dias após o prefeito e o vice da mesma cidade terem os mandatos cassados, a pedido da Justiça, por suspeita de atos ilícitos.
O secretário estava foragido desde a última segunda-feira (25), quando teve a prisão preventiva decretada pela juíza Elke Schuster Gordilho. A prisão foi solicitada pelo promotor de Justiça João Paulo Schoucair, que denunciou o secretário e mais 14 servidores públicos acusados de envolvimento no esquema.
Tales foi localizado por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), em um imóvel na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.
De acordo com as investigações, o secretário liderava o esquema, contando com a ajuda de outros servidores do município, que recebiam vantagens indevidas, diferença de vencimentos e gratificações por atividades complementares não realizadas.
Segundo o promotor João Paulo Schoucair, de janeiro de 2012 a junho de 2013, foi implementado na Secretaria um esquema de incrementos salariais em vencimentos de servidores, que recebiam os valores pagos pelo município e os devolviam para repasse ao secretário de Educação. De acordo com o MP-BA, folhas de pagamentos com as irregularidades eram confeccionadas e os valores creditados nas contas dos servidores, sem qualquer requerimento administrativo.
A Polícia Civil informou que Tales Campos já foi encaminhado ao Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, onde ficará à disposição da Justiça da Comarca de Santo Amaro.
Em nota oficial divulgada à imprensa nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Educação informou que ficou surpresa com a prisão do secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confirmado: Josivaldo Santana vai disputar vaga na Câmara de Feira pelo União Brasil

  Josivaldo Santana Josivaldo Santana confirmou a sua filiação ao partido União Brasil. Ele já assinou a sua ficha de filiação e é pré-candi...