quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PAGAMENTO DO 13º DOS APOSENTADOS COMEÇA HOJE




Começa hoje o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para os beneficiários da Previdência Social. Na Bahia, 1,8 milhão de pessoas vão receber esta que é a parcela mais gorda do dinheiro extra do fim de ano. Isso porque a primeira metade não sofre os descontos de Imposto de Renda e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que só virão na segunda parcela, que será paga de 24 de novembro a 7 de dezembro.

A injeção de recursos na economia baiana será de R$ 905 milhões até o dia 7 de outubro, quando termina o calendário da primeira parcela. O volume é maior do que todo o pagamento feito para beneficiários da região Norte do Brasil. A Bahia é o quinto estado com maior montante de pagamentos.

Mas os números não impressionam o varejo do estado, que está pessimista em relação às vendas. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas-BA), Paulo Mota, a situação de instabilidade econômica e política do país não permite uma expectativa melhor. “Em função do comportamento extremamente cauteloso dos consumidores, não temos como projetar se esses recursos irão irrigar a economia com compras ou serão usados para regularizar pendências”, diz.

É o que também acha o representante regional da Associação Brasileira de Shoppings Centers na Bahia (Abrasce), Edson Piaggio. Segundo ele, a maioria dos aposentados e beneficiários deve usar o décimo terceiro para pagar dívidas e manter a carteira fechada depois disso. Piaggio acredita que mesmo os que não têm débitos pendentes não estão dispostos a voltar a gastar.

“A injeção desse valor deve trazer uma melhora para o varejo, claro. Mas não será significativa”, destaca o representante da Abrasce, que ainda não tem a projeção para o setor até o final de 2015.






Dinheiro no banco
O presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev), Marcos Barroso, prevê que dificilmente esse dinheiro sairá do banco. “A prioridade é pagar dívidas já contraídas. A situação da economia tem reflexo em todos os segmentos da sociedade, mas para os aposentados, a situação é ainda mais difícil em razão da perda do valor real dos benefícios e do alto custo com remédios e médicos”.

Já o presidente do Sindicato dos Aposentados, Nilson Baia, é mais otimista em sua análise. Para ele, o comércio pode ter esperanças de botar a mão em parte dos recursos. “O décimo terceiro é a chance que os aposentados têm de comprar bens que desejam depois de uma vida inteira trabalhando”, afirma Baia.

(Correio24horas)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz

  Foto: Diário de Pernambuco O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (28) aponta que os casos de...