terça-feira, 24 de março de 2015

Angelina Jolie retira ovários por medo de desenvolver câncer


Dois anos depois de realizar uma dupla mastectomia preventiva, Angelina Jolie, 39 anos, retirou os ovários e as trompas de Falópio para evitar o câncer, doença que matou sua mãe Marcheline Bertrand, aos 59 anos, sua avó e uma tia. Segundo o jornal New York Daily News, Jolie revelou na noite de segunda-feira (23) que passou pela cirurgia na semana passada.
"Passei por isso para que meus filhos jamais tenham de dizer: 'minha mãe morreu de câncer no ovário'", explicou a mulher de Brad Pitt. "Você sabe pelo o que vive e o que importa", disse Jolie ao retirar órgãos do sistema reprodutor. Jolie é mãe de 6 crianças (Maddox, 13 anos; Zahara, 10; Pax, 11; Shiloh, 8, e os gêmeos Knox e Vivienne, 6, - os três mais novos são filhos biológicos de Jolie e Pitt).
Em um artigo publicado no jornal "New York Times", a atriz revelou que tem uma mutação no gene BRCA1 que representa um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e 50% de sofrer câncer de ovário. "Procurarei formas naturais e fortalecer o meu sistema imunológico. Me sinto feminina e firme nas escolhas que estou fazendo por mim e pela minha família", disse ela após a segunda série de cirurgias.
Brad Pitt, que estava na França, mudou os planos da viagem e voltou para os EUA para acompanhar a mulher. "Na semana passada, fiz uma lararoscopia bilateral e havia um pequeno tumor benigno em um dos ovários, mas nem sinal de câncer em nenhum dos tecidos. A beleza de alguns momentos da vida é que há muita clareza", contou Jolie.
Jolie disse que descobriu em um teste realizado há duas semanas que estava sujeita a desenvolver câncer de ovário graças à proteína CA-125 presente em seu sangue. "Eu respirei aliviada, mas não foi parou por aí. Há vários indicativos inflamatórios que estavam acima do normal e, se unirmos todos os fatores, poderia ser um sinal de câncer em seu estágio inicial", explicou a atriz.
Ela, então, decidiu fazer a cirurgia para verificar o risco de desenvolver o câncer. "Eu passei pelo o que eu imagino que milhares de mulheres sentiram. Disse a mim mesma para ficar calma, ser forte, e que eu não teria motivos para não ver meus filhos crescerem e não conhecer meus netos", disse. 
Jolie disse que visitou a médica que operou sua mãe. “Eu havia encontrado com ela pela última vez quando minha mãe morreu e ela caiu no choro ao me ver: 'você está a cara dela'. Eu desabei, né, mas sorrimos uma para a outra e concordamos que estávamos lá para lidar com qualquer problema."
Com a cirurgia, Jolie revela que já está fazendo reposição hormonal. "Já estou na menopausa. Não tenho mais capacidade de ter mais filhos, e espero mudanças físicas. Mas estarei pronta para o que vier, não porque sou forte, mas porque isso é uma parte da vida. Não há porque ter medo. Claro que não é fácil tomar decisões assim, mas é possível tomar as rédeas e encarar qualquer problema de saúde. Você pode buscar conselhos, aprender sobre suas opções e tomar decisões. Conhecimento é poder", finalizou Jolie.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo baiana de Feira de Santana, vence Miss Universo Itália e vai representar país europeu no concurso global

  Glelany Cavalcante nasceu em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Ela mora na Itália há nove anos e tem cidadania no país. Fot...