quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Universidades estaduais podem parar a partir de hoje


Correio24horas

















A partir de hoje (17), as quatro universidades estaduais suspenderão seu funcionamento. Uneb, Uefs, Uesb e Uesc paralisam suas atividades até sexta-feira (19) para reivindicar ajuste no repasse do orçamento do Estado para 7%. Professores, funcionários e alunos irão cruzar os braços pelo resto da semana.
A ação faz parte da Semana de Mobilização e Lutas, que ocorre pelo menos uma vez no semestre. Os manifestantes também planejam um ato público para amanhã, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Para o momento estão programados carro de som e falas de protesto de estudantes e funcionários. De acordo com Milton Pinheiro, coordenador da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), ônibus de Jequié, Vitória da Conquista, Itapetinga, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Jacobina, Ilhéus e Feira de Santana devem vir para o ato.
"Essa paralisação é para debater o recuo no orçamento das universidades. O governo do estado no orçamento 2014 e no previsto para 2015 diminuiu quase R$ 19 milhões na rubrica de custeio de investimentos e manutenção", explica Pinheiro.
De acordo com o coordenador, a redução faz com que as universidades não consigam cumprir com suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, 5% da Receita Líquida de Impostos (RLI) do orçamento são repassados para as instituições.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SESP intensifica limpeza em Feira de Santana após eleições

  A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) iniciou nesta segunda-feira (7) um mutirão de limpeza nas ruas de Feira de Santana, que começaram...