segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ganhador do Nobel de medicina morre 3 dias antes de prêmio

ESTOCOLMO - Três cientistas que desvendaram os segredos do sistema imunológico do corpo humano são os ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina 2011. O prêmio é de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,5 milhão ou R$ 2,7 milhões).

 

Ralph Marvin Steinman nasceu em 14 de janeiro de 1943 em Montreal (Canadá) e morreu na sexta-feira, 30. Ele trabalhava como imunologista e biólogo celular da Universidade Rockefeller de Nova York (Estados Unidos). Steinman obteve o reconhecimento da comunidade científica internacional após cunhar em 1973 o termo "células dendríticas" para designar um tipo de células pouco estudadas até o momento que cumprem papel essencial na luta do organismo contra os elementos externos nocivos.


O cientista americano Bruce A. Beutler, o francês Jules A. Hoffmann e o canadense Ralph M. Steinman tiveram seus méritos reconhecidos por "revolucionar nosso conhecimento do sistema imunológico ao descobrir princípios cruciais para a sua ativação." A descoberta dos três cientistas serviu para combater doenças contagiosas, desenvolver vacinas e no avanço da luta contra o câncer.
Steinman - que morreu três dias antes de receber o prêmio, na sexta-feira, 30, aos 68 anos - receberia a outra metade pela descoberta duas décadas antes das células dendríticas. O cientista canadense demonstrou que estas células possuíam uma capacidade única para ativar os linfócitos T, fundamentais na imunidade adaptativa e no desenvolvimento de uma memória imunológica contra diferentes substâncias. Deste modo, Steinman conseguiu revelar como o sistema imunológico adaptativo é ativado e como se relaciona com a imunidade congênita.
O comitê, que não sabia de sua morte devido a um câncer pancreático quando o escolheu para receber o prêmio, está revisando as normas para decidir o que fazer agora, já que o Nobel não é normalmente concedido postumamente. "Ele foi diagnosticado com câncer pancreático há quatro anos e sua vida foi prolongada por meio de uma imunoterapia com base em células dendríticas que ele mesmo criou", disse a universidade no comunicado publicado em seu website.



estadão.com.br com agências de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vitória acerta contratação de volante destaque do Juventude

   Crédito: Fernando Alves/EC Juventude De olho no planejamento para a próxima temporada, o Vitória encaminhou a contratação do volante Caíq...