quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Por que só 8% dos baianos conseguiram emitir o novo RG no estado

 

Carteira de Identidade Nacional Crédito: Divulgação


A Carteira de Identidade Nacional (CIN) surgiu com a proposta de simplificar a identificação ao extinguir o número do Registro Geral (RG), manter o CPF como número único e disponibilizar a versão digital – para além da versão física – do documento. Tanta novidade, no entanto, ainda não chegou para todos. É que, desde que começou a ser emitido, em julho do ano passado, o ‘novo RG’ só contemplou 8% dos baianos.

Segundo dados da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), mais de 1,2 milhão de pessoas no estado adquiriu o novo documento na Rede SAC desde a implementação. O número é equivalente a 8% da população do território estadual, que é estimada em 14.850.513 habitantes, com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a Saeb, o que explica os entraves no agendamento é a alta demanda, que, conforme enfatiza a pasta, não reflete uma real urgência. “A grande procura pelo documento é um somatório de necessidade real e impulso pela novidade. Um dado que leva a essa dedução lógica é a quantidade de documentos represados nos postos SAC neste período. Já existem mais de 50 mil novas carteiras de identidade ‘esquecidas’ nos postos SAC”, escreveu, em nota.

Ainda de acordo com a pasta, a capacidade atual de atendimento mensal da CIN na Rede SAC é de 151.120, sendo que este número ainda está em crescimento com as ações que têm sido desenvolvidas para acelerar o andamento das emissões. A secretaria afirma que a quantidade de atendimentos da CIN realizados na Rede SAC supera a quantidade de atendimentos do modelo antigo do RG em 74,89%.

Quanto a reclamação dos baianos que tentam fazer o novo RG, a Saeb pede que o contexto seja levado em consideração. “Requerer o documento é um direito legítimo de todo e qualquer cidadão brasileiro. Entretanto, é preciso salientar que a troca de documentos, de uma maneira geral, não é urgente. O RG (modelo antigo), respaldado pelo decreto nº 10.977/2022, tem validade de 10 anos e pode ser utilizado pela população normalmente até fevereiro de 2032”, finaliza a pasta.


Fonte: Correio24horas



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