terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Veneno do escorpião é utilizado para combater células com câncer


R7

O escorpião-amarelo é considerado o mais venenoso da 
América Latina, diz estudo
Divulgação/Ministério da Saúde


A complexidade que torna o veneno do escorpião tão perigoso ao homem é a mesma que possibilita que ele se torne útil para a cura de diversas doenças, segundo o biólogo Claudio Maurício Vieira, do Instituto Vital Brazil, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, referência na área de soros antipeçonhentos.

Apoiadas nesse princípio, pesquisas estão sendo desenvolvidas no Brasil para o tratamento de células tumorais, hipertensão e doenças parasitárias.

“As células têm membranas que atuam como proteção, filtrando ações de substâncias externas. Mas as toxinas presentes no veneno do escorpião são capazes de interferir no funcionamento das células”, explica o biólogo.

“Como os escorpiões têm um processo evolutivo muito longo, de 450 milhões de anos, seu veneno apresenta uma variabilidade enorme de toxinas, que sofreram seleção e se tornaram cada vez mais sofisticadas. É isso que faz com que algumas espécies sejam tão perigosas ao homem e por isso seu veneno é uma fonte rica para a área de pesquisa”, completa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabigol consegue efeito suspensivo em caso de antidoping

  Foto: Divulgação | Conmebol O atacante Gabigol está liberado para atuar pelo Flamengo nesta temporada. O clube divulgou, por meio de redes...