segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Bolsonaro passa por cirurgia em SP para retirar bolsa de colostomia e religar intestino


Presidente, Bolsonaro, Hospital, cirurgia

O presidente Jair Bolsonaro começou a ser operado no início da manhã desta segunda-feira (28) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A cirurgia é necessária para retirar a bolsa de colostomia e religar o trânsito intestinal de Bolsonaro.

O procedimento começou por volta de 6h30, (horário de Brasilia), segundo informou a assessoria de imprensa da Presidência da República. Até a última atualização desta reportagem, o Hospital Albert Einstein não havia confirmado que a cirurgia havia começado.

A cirurgia é comandada pelo gastroenterologista Antonio Luiz Macedo. Segundo apurou o Fantástico, dois tipos de procedimentos poderão ser adotados pelos médios. A primeira possibilidade é unir as duas pontas do intestino grosso que foram separadas para a colocação da bolsa - a fixação pode ser feita com sutura - agulha e linha cirúrgicas - ou com um grampeador cirúrgico.

A segunda possibilidade é cortar uma parte de 20 centímetros do intestino grosso e ligar a outra ponta diretamente ao intestino delgado, que tem mais irrigação sanguínea do que o intestino grosso. Quanto mais sangue circulando, mais fácil e rápida é a cicatrização. Esse segundo procedimento é o mais provável, porque ajuda a prevenir complicações futuras.

Bolsonaro chegou a São Paulo neste domingo (27), passou por uma avaliação clínica, foi submetido a exames laboratoriais e de imagem no Hospital Albert Einstein, e teve a cirurgia de retirada da bolsa de colostomia e reconstrução do trânsito intestinal confirmada para a manhã desta segunda-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bolívia exporta para o Brasil mais cocaína do que gás

  Números de 10 anos atrás eram de que o narcotráfico boliviano movimentava US$ 5 bilhões/ano e era responsável por 80% da cocaína que chaga...