segunda-feira, 17 de julho de 2017

SAÚDE: ÁGUA ALCALINA PODE AJUDAR A COMBATER O REFLUXO







A leitora Graça Cardoso pediu e o Universo Jatobá atende com dicas para evitar os problemas no esôfago, que impulsiona os alimentos para que eles cheguem ao estômago. Um dos sintomas de que ele não anda muito bem é o refluxo e a água alcalina pode ajudar.

Muitas pessoas recorrem ao antiácido nestes casos, mas eles não agem na causa do problema. O refluxo é causado por uma redução do pH do estômago, que deve estar entre 1 e 3 (altamente ácido). Essa química é responsável pelo fechamento do músculo entre o esôfago e o estômago, mas com a alteração da acidez essa passagem fica aberta e vem o refluxo: o que sobe são restos alimentares, o ácido clorídroco e pepsina.

A ação da água alcalina no organismo é diferente da mineral, que tem pH em torno de 4, considerado ácido. Ou seja, a água mineral pode agravar a acidez, diferentemente da água alcalina. Segundo a Dra Tamara Mazaracki, que é nutróloga, a água alcalina, no primeiro momento, aumenta a produção de pepsina, que ajuda a fechar a passagem entre o esôfago e o estômago, chamada de cárdia. E faz com que o pâncreas produza mais bicarbonato de sódio para neutralizar a pepsina extra. Assim, de acordo com ela, o pH do corpo acaba ficando mais alto – mais alcalino.

Quem sofre de refluxo, além de trocar a água mineral pela alcalina, deve mudar alguns hábitos comuns na dieta. Refrigerantes, café, açúcar, alimentos processados, frituras e bebida alcoólica devem ser evitados ao máximo. Para alcalinizar o organismo, prefira aderir ao suco verde, às hortaliças e frutas em abundância sem se esquecer do limão e da água de coco. O chá de hortelã também uma boa alternativa. Veja mais sobre os benefícios e modo de preparo aqui.

Quer saber mais dicas? Clique aqui e veja o que já foi falado sobre o assunto.

As dicas podem ajudar, mas, em todo caso, não deixe de consultar o seu médico.



(Fonte: Universo Jatobá)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confirmado: Josivaldo Santana vai disputar vaga na Câmara de Feira pelo União Brasil

  Josivaldo Santana Josivaldo Santana confirmou a sua filiação ao partido União Brasil. Ele já assinou a sua ficha de filiação e é pré-candi...