sábado, 1 de julho de 2017

MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA PLANO NACIONAL PELO FIM DA TUBERCULOSE




Ministério da Saúde lança Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose
Foto: Getty Images


O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (29) o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, que ratifica o compromisso com a Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzir a incidência da doença na população mundial. A meta é chegar a menos de 10 casos por 100 mil habitantes até o ano de 2035. Atualmente, o índice é de 33,7 casos para cada 100 mil habitantes. O Brasil também assumiu o compromisso de reduzir o coeficiente de mortalidade para menos de 1 óbito por 100 mil habitantes. "Esse plano foi elaborado com o objetivo de subsidiar os coordenadores dos programas locais no cumprimento das metas que estão em consonância com o plano da OMS. 

O documento está alinhado com as políticas do SUS e é um grande avanço para mudar os paradigmas do Programa Nacional de Controle da Tuberculose", destacou a coordenadora do programa, Denise Arakaki, durante a 15ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). De acordo com o ministério, o plano está baseado em três pilares: prevenção e cuidado integrado centrado no paciente; políticas arrojadas e sistema de apoio; e intensificação da pesquisa e inovação. 

Outro aspecto importante do Plano Nacional é a divisão dos municípios brasileiros em dois grupos e oito subgrupos, para que seja possível direcionar, mais objetivamente, as estratégias prioritárias a serem trabalhadas nos próximos anos, contemplando as diferenças locais de todo o país.


Fonte: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça determina votação imediata do pedido de empréstimo de 160 milhões para Prefeitura de Feira

  Foto: Reginaldo Cavalcante Por decisão do juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, a presidente da Câmara de Feira de Sa...