sexta-feira, 28 de abril de 2017

SAÚDE: PESQUISADORES COMPROVAM EFEITO DE REMÉDIO BARATO QUE EVITA HEMORRAGIA PÓS-PARTO




Pesquisadores comprovam efeito de remédio barato que evita hemorragia pós-parto
Foto: Shutterstock



Pesquisadores britânicos descobriram que uma droga barata pode evitar que mulheres sangrem até a morte após o parto. O problema afeta cerca de 100 mil pessoas no mundo, sendo a maior causa de morte durante a gravidez e maternidade precoce. 

Um estudo realizado na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSTM, em inglês) apontou que esse número pode ser reduzido em 30% com uso do ácido tranexâmico, que custa cerca de US$ 1. "Os médicos disseram que teriam que remover meu útero para salvar minha vida. Minha saúde está completamente destruída, e estou muito chateada com isso", afirmou a paquistanesa Nosheen, que quase morreu após o parto de sua filha, foi salva depois de uma histerectomia de emergência, segundo o jornal O Globo. 

Durante os estudos, o número de mortes caiu 20%. Já entre mulheres que receberam a droga três horas após o parto, o índice chegou a 31%. "Encontramos uma droga barata, administrada de uma só vez, que reduz o risco de hemorragia até a morte, e deve desempenhar um papel na redução da mortalidade materna em todo o mundo", celebrou o professor Ian Roberts, da LSTM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Deltan Dallagnol lidera pesquisa AtlasIntel em Curitiba

  Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil Em Curitiba, os pré-candidatos à prefeitura que são ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) es...