quarta-feira, 17 de agosto de 2016

SAÚDE: SUBSTÂNCIA DO AÇAFRÃO PODE REDUZIR EFEITOS COLATERIAS NO TRATAMENTO DE CÂNCER DE PRÓSTATA



Substância do açafrão pode reduzir efeitos colaterais no tratamento de câncer de próstata
Foto: Reprodução

Uma substância natural, retirada do açafrão, pode ser uma grande aliada no tratamento do câncer de próstata. A pesquisa é realizada no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP), com a participação dos laboratórios de Biociências (LNBio) e de Nanotecnologia (LNNano). No estudo são utilizadas nanopartículas carregadas com curcumina, uma substância extraída do açafrão da terra, para reduzir os efeitos colaterais no tratamento do câncer de próstata. Atualmente a quimioterapia é um dos principais métodos usados para combater o câncer, nesse tipo de tratamento a maioria das substâncias age interferindo no mecanismo de renovação celular e consequentemente, afeta também células sadias, provocando efeitos colaterais, como queda de cabelo. O estudo consiste em utilizar as nanopartículas, que são aglomerados de átomos, que funcionam como veículos que carregam e entregam o medicamento diretamente nas células doentes. 

Na pesquisa, as nanopartículas, que são de sílica, foram carregadas com curcumina e funcionalizadas com folato. O método foi testado in vitro, em culturas de células cancerosas e saudáveis da próstata. "Essas nanopartículas têm o diâmetro de um fio de cabelo, o fio tem 50 micrômetros e essas bolinhas têm, em média, 50 nanômetros, mil vezes menor. Dentro dessas bolinhas, a gente conseguiu colocar curcumina. A curcumina é uma molécula que é capaz de matar células tumorais, não só de próstata, mas de mama e outros tipos de tumores", explicou o pesquisador responsável pelo estudo, Mateus Borba Cardoso, em entrevista ao portal G1. Cardoso enfatizou que o diferencial do projeto é atingir apenas as células saudáveis, o que, consequentemente, reduz os danos ao paciente em tratamento. 

No entanto ele ressalta que embora animador na redução dos efeitos colaterais não é uma cura da doença. "Consegue eliminar praticamente todas as células tumorais enquanto as sadias são pouco afetadas. Não é a cura do câncer, mas um avanço muito significativo. Não é a cura porque é necessário que se façam experimentos em vivos ainda", completou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com Davi, Bahia volta a conquistar Big Brother Brasil depois de 18 anos

  Davi é o campeão do BBB 24 — Foto: TV Globo Ao longo das 24 edições do "Big Brother Brasil", 16 baianos tentaram vencer o realit...