quarta-feira, 2 de março de 2016

PESQUISADORES SE ASSOCIAM PARA CRIAR KIT RÁPIDO DE DIAGNÓSTICO DE ZIKA E DENGUE

Agência Brasil




Representantes de laboratórios públicos de três estados e de uma empresa privada de biotecnologia brasileira anunciaram hoje (1º), em Porto Alegre, uma parceria para desenvolver um kit rápido para diagnóstico dos vírus Zika, da dengue e da chikungunya. A parceria envolve a empresa de biotecnologia gaúcha Grupo FK-Biotec e os laboratórios Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul e Laboratório Farmacêutico de Pernambuco.

Os pesquisadores estimam que o produto estará disponível para uso da população em nove meses.  A produção dos kits está, agora, em fase de adequação dos testes às amostras brasileiras de vírus, o que dará mais precisão aos resultados

Segundo os pesquisadores, o kit será capaz de detectar se o paciente está infectado e também se já teve contato com os três vírus no passado. Essa possibilidade vai permitir mapear, com mais precisão, os locais de maior incidência desses microorganismos e, futuramente, determinar a imunidade da pessoa para cada vírus.

A expectativa dos representantes das empresas é que o produto, quando estiver pronto, possa ser oferecido à rede pública de saúde por meio de uma parceria de desenvolvimento produtivo (PDP). O preço de cada unidade no mercado deverá ser semelhante ao dos testes para detecção de HIV, que é de cerca de R$ 15.

Funcionamento

O produto vai funcionar de forma parecida com os testes para detecção do vírus HIV disponíveis no mercado. Com uma pequena amostra de sangue do paciente, por meio de um furo no dedo, será possível visualizar se houve reação entre o sangue e os antígenos presentes no produto. O resultado sai em até 15 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confirmado: Josivaldo Santana vai disputar vaga na Câmara de Feira pelo União Brasil

  Josivaldo Santana Josivaldo Santana confirmou a sua filiação ao partido União Brasil. Ele já assinou a sua ficha de filiação e é pré-candi...