quarta-feira, 30 de março de 2016

H1N1 JÁ MATOU DUAS PESSOAS NA BAHIA ESTE ANO; 10 CASOS FORAM REGISTRADOS




A influenza A (H1N1), um tipo de gripe, já matou duas pessoas na Bahia em 2016. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) não soube precisar quando elas morreram. No total, dez casos já foram registrados este ano, todos em Salvador. Os dados são do último boletim, publicado na última quarta-feira (23).


O número já é bem maior que todo o ano passado. Segundo a Sesab, em 2015 houve apenas um caso notificado e nenhuma morte. A vítima, que não era moradora do estado, teria vindo de São Paulo.


Em São Paulo, capital, 8 pessoas já morreram e um total de 66 casos já foram registrados, apenas em 2016. Os gestores de saúde estão preocupados com um novo surto e solicitaram ao Ministério da Saúde uma antecipação da vacina para a cidade. O Ministério já atendeu a solicitação.
H1N1 já matou duas pessoas na Bahia este ano; 10 casos foram registrados
(Foto: EBC)


Vacina
A campanha de vacinação contra a gripe, incluindo a variedade H1N1, começa em todo o país no dia 30 de abril, terminando no dia 20 de maio. O primeiro dia da campanha é de mobilização nacional. "É o primeiro sábado. Todos os postos estarão abertos, além de instalarmos postos volantes em mercados, shoppings, pontos estratégicos", conta Ramon Saavedra, coordenador de imunização da Sesab.

Apenas uma parte da população tem direito à vacina gratuita em postos de saúde. "O objetivo (da campanha) é evitar que haja mais internações ou óbitos por conta da gripe. A população alvo são aqueles grupos mais vulneraveis de ter um caso grave a partir da gripe", explica Saavedra. 

Os grupos citados pelo coordenador são crianças de 6 meses a 5 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos até 45 dias, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, indígenas e presos. "A meta é vacinar pelo menos 80% desse público. Isso significa em torno de 3 milhões de pessoas na Bahia", afirma o coordenador.

(Correio24horas)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz

  Foto: Diário de Pernambuco O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (28) aponta que os casos de...