sábado, 17 de outubro de 2015

SAÚDE: BAHIA PRODUZIRÁ MEDICAMENTO PARA ANEMIA FALCIFORME


Fonte: G1 BA


Foi assinado nesta sexta-feira (16) um acordo para a Bahia produzir a hidroxiuréia, um remédio usado no tratamento de anemia falciforme. O anúncio foi feito pelo governo da Bahia. Segundo o governo, o acordo foi firmado com a indústria farmacêutica italiana Chemi e a prodição fica a cargo da Bahiafarma (Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos).


Bahiafarma foi reativada em 2014 após 12 anos
fechada (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

A assinatura aconteceu durante visita da comitiva do governo à sede da empresa em Milão, na Itália. De acordo com o governo, a produção baiana deve começar entre oito meses e um ano, e vai atender à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) da Bahia e de outros estados. Além disso, a Bahia deve exportar o medicamento. O governo informou que o Brasil hoje importa a hidroxiuréia e o fornecimento não atende às necessidades da população.

Segundo o governo, a Bahia tem o maior número de portadores de anemia falciforma fora da África. De cada 650 bebês que nascem vivos, um tem a doença no estado. Em números totais, são 30 mil baianos com a doença.

"É um momento marcante para o Brasil. Vamos garantir a disponibilidade, com menor custo, do medicamento para o tratamento de uma doença com alta incidência no país e que não recebe a atenção que deveria. Vamos transformar a Bahia no centro de referência do tratamento da anemia falciforme do Brasil, gerando ainda emprego e renda", afirmou o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARIDO MATA MULHER, ESCONDE CORPO E PEDE DESCULPA EM CARTA

Correio24horas O caseiro Orlando de Jesus, 53 anos, teve prisão temporária decretada nesta sexta-feira (20) acusado de matar a ...