sexta-feira, 25 de setembro de 2015

FEIRA DE SANTANA: JORNALISTA ANCHIETA NERY HOMENAGEADO NA FEIRA DO LIVRO




Poeta, dramaturgo e jornalista, o ex-secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Feira de Santana, Anchieta Nery, recebe homenagem póstuma dando nome ao principal palco da 8ª Feira do Livro, evento promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em parceria com a Prefeitura Municipal.

Licenciado em Letras pela UEFS, onde teve passagens marcantes nas funções de assessor de comunicação social, fundando a TV Universitária (TVU) e integrando o quadro docente como professor de Literatura Brasileira, Anchieta Nery também brilhou no jornalismo.

Nascido em Rodelas, em l954, Anchieta aportou em Feira de Santana em l974. Atuou como repórter e editor-chefe dos jornais Feira Hoje e Diário, onde o seu talento não demoraria a ser reconhecido, não só pela qualidade dos textos que tão brilhantemente nascia da sua verve, como principalmente pelos valores éticos e humanitários que naturalmente transmitia ao conteúdo dos seus escritos.

No comando do mais importante diário do interior baiano, o Feira Hoje, transformou este influente jornal numa verdadeira escola de jornalismo. Numa época que a cidade não contava com escolas de comunicação em nível superior, Anchieta Nery, ao lado do também saudoso Egberto Costa, abriu a redação do Feira Hoje a uma leva de jovens jornalistas, muitos deles ainda continuam em plena atividade no mercado.

Em meados da década de 1980, época em que Feira de Santana viveu uma efervescência cultural bastante pulsante em todos os setores, Anchieta Nery brilhou na cena teatral, atuando como a ator e autor, a exemplo da peça “Acauã”, um auto de natal da sua autoria que fez sucesso nos festivais de teatro promovidos pelo circuito universitário.

COMUNICAÇÂO NA VEIA

Mas a paixão de Anchieta Nery, a que mais intensamente absorveu seu talento e a sua dedicação, foi mesmo o jornalismo. Assumiu o cargo de secretário municipal de Comunicação Social em l994, no governo José Raimundo de Azevedo. Anchieta comandou a Secom durante os dois primeiros governos do prefeito José Ronaldo, onde também deixou a sua marca na consolidação da conformação estrutural desta pasta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com Davi, Bahia volta a conquistar Big Brother Brasil depois de 18 anos

  Davi é o campeão do BBB 24 — Foto: TV Globo Ao longo das 24 edições do "Big Brother Brasil", 16 baianos tentaram vencer o realit...