(Bahia Notícias)
Foto: Reprodução
O Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra (NHS, na sigla em inglês) lançou um aplicativo on-line interessante. Ele prevê as chances do usuário ter um ataque cardíaco. Criada e desenvolvida pela NHS Choices, pelo Serviço Público de Saúde da Inglaterra e pela Fundação Britânica do Coração, a ferramenta, uma espécie de calculadora, deve se tornar um método útil para alertar as pessoas sobre estilos de vida pouco saudáveis. Através de uma série de questões sobre idade, altura, peso, tabagismo, histórico familiar e médico, o aplicativo pretende orientar indivíduos a adotarem hábitos de vida mais salutares.
De acordo com o cardiologista da NHS, John Deanfield, que ajudou a desenvolver a ferramenta, a novidade só poderá ser preenchida por pessoas que nasceram antes de 1985. Elas poderão responder perguntas relacionadas a seus níveis de colesterol e pressão arterial, bem como se possuem diabetes, artrite reumatoide, doença renal crônica, entre outras.
Entretanto, um estudo divulgado no mês passado nos EUA mostrou que as “calculadoras de risco” superestimavam a possibilidade de ataques cardíacos numa faixa entre 37% e 154% nos homens, e de 8% a 67% nas mulheres. Esta situação preocupa alguns pesquisadores. Eles alegam que a ferramenta traz previsões assustadoras, fazendo com que algumas pessoas se sintam angustiadas e tomem remédios por medo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário