quarta-feira, 18 de março de 2015

SAÚDE: Estudo mostra que má higiene bucal aumenta risco de doenças cardíacas


(Bahia Notícias)


Estudo mostra que má higiene bucal aumenta risco de doenças cardíacas
Boa higiene bucal é a melhor arma para evitar os riscos | Foto: Reprodução
Um estudo realizado pela University College London mostrou que pessoas que não escovam os dentes pelo menos duas vezes ao dia aumentam em 70% as chances de ter doenças cardíacas. A pesquisa, feita durante oito anos com 11 mil adultos na Escócia, mostrou que, durante o período de avaliação, foram registrados 555 casos de ocorrências cardiovasculares, como infartos, sendo 170 fatais. 

O estudo atestou que quadros inflamatórios gerados pela pouca ou má higienização da boca podem afetar outras estruturas do corpo, como a corrente sanguínea, pelo fato de os dentes estarem em contato com estas áreas. Doenças como a endocardite bacteriana são exemplo de que problemas bucais podem acarretar problemas de saúde mais sérios. 

A enfermidade é causada pela bactéria Streptococcus Viridans, que é, normalmente, encontrada na boca. Ao entrar em contato com a corrente sanguínea, o microorganismo vai para o coração, provocando a doença. Para evitar os problemas que podem ser causados pela má higiene bucal, especialistas recomendam escovar os dentes pelos menos três vezes ao dia e utilizar o fio dental e raspadores linguais. “A escovação é importante, tanto para desorganizar o biofilme (placa bacteriana), como para disponibilizar flúor ao meio bucal com a pasta de dente”, explica Sandra Kalil Bussadori, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APDC (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça determina inclusão do nome de Gusttavo Lima em lista de foragidos da Interpol

  Foto/Ilustração O nome do cantor Gusttavo Lima foi entregue a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) pelo Tribunal de Ju...