sábado, 27 de setembro de 2014

Hospital Ana Nery fará transplante de coração e pulmão: Bahia terá Banco de Multitecidos


Hospital Ana Nery fará transplante de coração e pulmão: Bahia terá Banco de Multitecidos
Foto: Reprodução / Secom / GOV-BA


O Ministério da Saúde (MS) credenciou o Hospital Ana Nery, localizado no bairro da Caixa D’água, para a realização de coração. A unidade de está em fase de estruturação e treinamento dos profissionais, além de aguardar a autorização para realizar transplante de pulmão. O Hospital Ana Nery também é o único hospital público do Estado que faz transplante renal (adulto e pediátrico). O número de procedimentos na unidade chega a 60 por ano. O hospital ainda realiza serviços de hemodiálise e diálise peritoneal. No último dia 22 de agosto, o Hospital Edgard Santos promoveu o primeiro transplante de pele da Bahia.

Com mais de 80% do corpo atingido por queimaduras de 2º e 3º graus, um garoto de 11 anos recebeu o aloenxerto, que é o enxerto com pele oriunda de doação de órgãos e tecidos. Para viabilizar mais procedimentos como este na Bahia, sem a necessidade de recorrer a outros estados, a Secretaria da Saúde (Sesab) pretende implantar um Banco de Multitecidos (pele, osso e válvulas cardíacas), que será financiado com recursos do Ministério da Saúde. “O banco está em fase de estudo. A gente está tratando do projeto arquitetônico e definindo o local onde será instalado”, explica o coordenador estadual do Sistema de Transplantes, Eraldo Moura. Segundo a Sesab, o índice de negativa das famílias à doação de órgãos chega a 70% no estado. O desconhecimento da população sobre o processo de doação e transplante é apontado com a principal explicação para o número.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta de luz fica até 4,4% mais cara a partir desta terça; saiba como economizar

  ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA ESTADÃO CONTEÚDO  Pela primeira vez em três anos, a bandeira tarifária vermelha patamar 2, com maior custo adic...