A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) iniciou os trabalhos técnicos visando a instalação dos contadores de tráfego em tempo real. Em breve Feira de Santana vai passar a contar com um importante aliado para monitorar o tráfego de veículos nas ruas da cidade. Trata-se da Central de Controle Semafórico.
O serviço está sendo executado pela empresa Sinales, que venceu a Licitação Pública. Através da contagem do tráfego em tempo real, o novo recurso técnico vai permitir o diagnóstico mais rápido de qualquer situação em que se verifique retenção no trânsito.
O Projeto visa programar ou reprogramar as sinaleiras, aumentando ou diminuindo o tempo verde ou vermelho, de acordo com a necessidade do momento em cada local. As 32 “Sinaleiras inteligentes”, como estão sendo chamadas, vão ser instaladas nos pontos considerados mais críticos do trânsito de Feira de Santana, a exemplo dos cruzamentos das avenidas João Durval com a Presidente Dutra e Getúlio Vargas com a Maria Quitéria.
Depois de pronto o projeto vai representar um investimento superior a R$ 3 milhões de reais. Feira de Santana é a primeira cidade do Norte e Nordeste do país a ter esse sistema de sincronização.
Além da modernização dos semáforos, a Superintendência Municipal de Trânsito está trabalhando também na colocação de faixas elevadas para o pedestre. O objetivo é permitir maior visibilidade por parte do motorista em relação a faixa utilizada na travessia de ruas.
A faixa elevada significa que o condutor será obrigado a reduzir a velocidade nesses locais, o que representa um fator a mais de segurança para o pedestre.
Outra medida importante dentro do mesmo projeto é a colocação de pórticos, que são estruturas que vão de um lado a outro da via, com sinalização indicando ruas, logradouros e pontos de referência na cidade.
Frota
Atualmente, segundo a SMT, Feira de Santana já conta com 226 mil veículos licenciados no município. Outros 12 mil, aproximadamente, procedentes das cidades que são abastecidas no comércio local, circulam diariamente na cidade. A frota, de acordo com estudos recentes, cresce em média 10% ao ano.
As informações são da Secom/PMFS.

Nenhum comentário:
Postar um comentário