Mesmo com uma expansão de vendas que perde fôlego, o Brasil caminha para se transformar no segundo maior mercado mundial para a Nestlé. A multinacional vai apostar nos mercados emergentes para garantir seu crescimento nos próximos anos e metade dos investimentos da companhia já ocorre nesses mercados. Diante da estagnação nos países ricos, 50% de suas vendas dependerão das economias emergentes até 2020.
Os dados financeiros da empresa mostraram que o Brasil terminou 2011 como terceiro maior mercado, posição que já havia conquistado em 2010 ao superar a Alemanha em vendas. No ano passado, as vendas da multinacional no País chegaram a 5,4 bilhões de francos suíços (US$ 5,9 bilhões).
No mercado mundial, a economia americana continua sendo o principal destino dos produtos Nestlé, com 31 bilhões de francos suíços em vendas. Mas, num ritmo cada vez maior, os emergentes substituem a Europa e outros mercados maduros, em recessão e com um consumo estagnado. Hoje, três dos sete maiores mercados da Nestlé já são países emergentes - Brasil, México e China. Juntos os mercados em desenvolvimento representam 41% das vendas da multinacional que contam com 328 mil funcionários e 460 fábricas.
Fonte: Ig
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