
A Semana do Coração alerta as pessoas sobre a importância da prevenção de problemas cardíacos. Hoje, de acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas um pequeno percentual das pessoas que sofrem de infarto conseguem reconhecer os sintomas a tempo, que são: dor aguda no braço esquerdo e no queixo, além de enjoo e suor. É o que explica o cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia, Stephan Lachternarcher:
"Na verdade as pessoas têm muita negação. As pessoas acham há, essa dorzinha aqui, não é nada não, foi pelo exercício físico, ou eu acho que vai passar, ou eu vou tomar um chazinho, ou eu tenho um remédio em casa para dor e vou tomar e negligenciam a dor que está apresentando. E aí muitas das vezes antes de procurar o hospital já tem um desfecho fatal."
Para prevenir complicações cardíacas, o especialista do Instituto Nacional de Cardiologia faz um alerta: é fundamental que o paciente procure socorro na primeira hora da manifestação dos sintomas. Além disso, o cardiologista explica que atividade física e alimentação balanceada são excelentes formas de manter a saúde do órgão, enquanto o tabagismo e o álcool favorecem várias complicações no sistema cardiovascular.
Reportagem, Débora Rocha
fonte:Agencia do Rádio
Nenhum comentário:
Postar um comentário