sexta-feira, 21 de março de 2025

Por "envolvimento em corrupção", Cristina Kirchner é proibida de entrar nos EUA

 

Foto: José Cruz/Agência Brasil


O secretário de Estado de Donald Trump, Marco Rubio, anunciou, nesta sexta-feira (21), que a ex-presidente Cristina Kirchner, da Argentina, está proibida de adentrar os Estados Unidos, por conta de "envolvimento em corrupção significativa durante seu período em cargo público". A decisão também vai afetar o ex-ministro do Planejamento argentino Julio Miguel De Vido.

"CFK e De Vido abusaram de suas posições ao orquestrar e se beneficiar financeiramente de múltiplos esquemas de suborno envolvendo contratos de obras públicas, resultando em milhões de dólares roubados do governo argentino. Vários tribunais condenaram CFK e De Vido por corrupção, minando a confiança do povo argentino e dos investidores no futuro da Argentina", diz a nota. 

"Os Estados Unidos continuarão a promover a responsabilização daqueles que abusam do poder público para ganho pessoal. Essas designações reafirmam nosso compromisso de combater a corrupção global, inclusive nos níveis mais altos do governo", afirma a declaração.

A ex-presidente argentina e o ex-ministro foram condenados em duas instâncias, e recorreram a Suprema Corte, em pelo menos um processo por corrupção.

O atual presidente da Argentina, Javier Milei, é adversário político da ex-presidente e aliado de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celular Seguro começa a emitir alerta de bloqueio de aparelhos

  Foto: Drangana Gordic/Freepik Agência Brasil – A partir de agora, quem ativar o celular que teve alerta de bloqueio emitido pelo programa ...