sexta-feira, 8 de setembro de 2017

CONGRESSO APROVA MP 776 E ALTERA MODELO DE REGISTRO DE NASCIMENTO NO PAÍS






O Congresso Nacional aprovou a conversão da Medida Provisória 776/17, editada pelo Governo Federal em abril deste ano, em Lei Federal. Com isso, a certidão de nascimento de todos os brasileiros passa a permitir aos pais optarem pela naturalidade de seus filhos, escolhendo entre o local de nascimento ou local de residência da mãe como local de nascimento da criança. O texto vai agora para sanção presidencial. 

A mudança atinge em cheio a população residente em 41% dos municípios brasileiros que não possuem maternidade (dados da Confederação Nacional dos Municípios e do Datasus) e que se viam obrigados a registrar seus filhos como naturais da cidade onde era realizado o parto, mesmo que só se deslocassem a este município para o nascimento. 

O texto aprovado na Câmara também permite que os cartórios realizem correções nas certidões de nascimento, casamento e óbito sem a necessidade de autorização judicial e do Ministério Público. A mudança visa facilitar a correção de erros evidentes, como a escrita incorreta do nome. Com a alteração, o parecer do Judiciário será solicitado pelo oficial do cartório somente se este suspeitar de fraude, falsidade ou má-fé nas declarações ou na documentação apresentada.



Fonte: Assessoria de Imprensa da ARPEN/BRASIL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feira de Santana tem pior desempenho da Bahia em ranking do saneamento

  Foto: Divulgação/Prefeitura de Feira O mais recente Ranking do Saneamento 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, revelou um cenário ...