quarta-feira, 23 de março de 2016

SAÚDE: ESTUDANTES DE SÃO PAULO CRIAM DETERGENTE CAPAZ DE ELIMINAR LARVAS DO AEDES AEGYPTI



Estudantes de São Paulo criam detergente capaz de eliminar larvas do Aedes aegypti
Foto: Divulgação/ USP

Alunos da Universidade de São Paulo (USP), em Lorena, criaram um produto que pode ajudar no combate ao Aedes aegypti. A pesquisa desenvolveu um detergente que é capaz de desfazer as larvas do mosquito quando em contato com elas. Segundo o G1, o produto foi patenteado e aguarda o investimento de empresas para entrar no mercado. 

O inseticida foi descoberto em 2012, mas apenas em fevereiro deste ano o produto foi finalizado. Um dos responsáveis pelo projeto, o doutorando em biomedicina Paulo Franco afirmou que o objetivo inicial da pesquisa era criar um inseticida que não atingisse o meio ambiente ou os animais durante o uso e produção. Com o uso de micro-organismos cultivados com o bagaço da cana de açúcar, o produto reduz a tensão da superfície da água, o que desestabiliza as larvas e as faz afundar. Além disso, as larvas se desfazem em até 48 horas. 

"O detergente em água faz com que reduza a tensão superficial, então tudo que tem nessa superfície ela afunda [o mosquito se desenvolve na superfície]. O produto não deixe que a larva chegue até a fase de mosquito, que pode transmitir a dengue", explicou Franco. O estudo é realizado com supervisão do professor Doutor Silvio Silvério da Silva. "Dependemos que alguém compre a nossa ideia para poder chegar ao resultado, que é minimizar os impactos da dengue. A questão maior é que a doença atinge países de clima quente e, em maioria, está presente em lugares subdesenvolvidos, o que limita o mercado. Mas ainda temos esperança", disse Franco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Deltan Dallagnol lidera pesquisa AtlasIntel em Curitiba

  Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil Em Curitiba, os pré-candidatos à prefeitura que são ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) es...